segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
A nossa escola, sendo inclusiva, fez questão de assinalar esta data com várias atividades dinamizadas pela BE com a colaboração do departamento da Educação Especial e com a disciplina de EMRC. Assim, na BE  estiveram expostos cartazes sobre " Famosos Especiais" e  um mural com o título " Ser diferente / Ser especial, onde os alunos escreveram mensagens alusivas  ao tema.
 No dia 2 de dezembro,    decorreu uma sessão  dinamizada pela Drª Rute e pelo Sr.José Maria, ambos  da Biblioteca Municipal de Lousada que gentilmente aceitaram o nosso pedido. Os alunos da UAEM, da Unidade de Autismo e do 8º C ouviram o testemunho de vida  do Zé Maria e constataram que apesar da sua  cegueira conseguiu  vencer os obstáculos que a doença e a sociedade lhe impuseram. A Drª Rute mostrou como devemos atuar quando queremos auxiliar uma pessoa cega e convidou alguns  alunos a  vivenciarem essa situação.O objetivo desta atividade  foi sensibilizar os alunos para a existência de pessoas ”diferentes” e promover uma maior compreensão / reflexão dos assuntos respeitantes às pessoas portadoras de deficiência.
No dia 13 de dezembro, os alunos de CEI, orientados pela professora Sandra,  encerraram esta comemoração  com a dramatização na BE,  da história “ O sapo apaixonado”.  






















Sem comentários:

Enviar um comentário